quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Tecnologia Digital

Hoje em dia integrar novas tecnologias à sala de aula ainda é um desafio para docentes, mais do que nunca se faz necessário interagir nesse mundo cibernético, e o docente deve buscar esse conhecimento fora do seu espaço escolar.
Muitos educadores, apesar de se sentirem inseguros e despreparados, começam a perceberem o potencial que essas tecnologias o propiciam e acabam levando atividades, com computadores, tablets e celular.
Essas tecnologias oportuniza a aproximação entre alunos e professores, alem da utilidade na exploração dos conteúdos , alem da forma interativa , onde o aluno passa de receptor para o sujeito participativo e ativo. O interessante que ao testar essas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. Ao testar essas essas novas tecnologias, os professores pode identificar quais se enquadram na realidade do aluno e da escola, infelizmente algumas escolas não pode propiciar aos alunos pela falta de estrutura de algumas escolas e a formação desses profissionais.
Enfim, que no futuro todos possam ter acesso e possa de fato compartilhar essa tecnologia que esta acessível não a todos.


 

6 comentários:

  1. Acho que os professores tem essa aproximação com a tecnologia na graduação, mas acabam não praticando o suficiente. Poderia repensar o currículo da graduação, para aumentar a carga horaria ou quem sabe incluir mais componente curricular. Precisamos sim, utilizar a tecnologia na educação de forma responsável e a favor do aprendizado.

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    1. Apesar dessa aproximação com a tecnologia, alguns ainda tem resistência a esses novos conhecimentos, se limitando a realizar as atividades,repassando os conhecimentos, ainda de forma arcaica. Como você sugere seria interessante repensar na formulação desses Componentes Curriculares.

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  2. Essas (não tão) novas tecnologias estão no nosso dia a dia, o que é preciso por parte dos docentes é um interesse em ter um conhecimento maior acerca destas tecnologias e suas aplicações, pois na rede pública eles sentem-se desmotivados a fazer esse investimento de tempo.

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    1. Quando se fala em rede publica, a situação se complica pela deficiência ao qual o mesmo encontra no seu dia a dia.Onde, o professor se capacita com teorias, e quando vai por em pratica encontra a dificuldade de desenvolver o seu trabalho.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Realmente, a formação dos professores é um ponto crítico. Os cursos de licenciatura ainda não incorporaram as TIC como elementos estruturantes nos currículos. Aparecem como uma disciplina isolada, que na maioria das vezes explora meramente as potencialidades instrumentais, o que é insuficiente para uma atuação pedagógica mais autoral dos futuros docentes.

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